fbpx

Política Anti-Spam

Deve-se entender “política” para os fins do presente como sendo uma série de medidas para a obtenção de um fim.

O fim pretendido pela IPGLOBE é o combate à prática de SPAM e as medidas adotadas se dividem em:

1) INFORMATIVAS OU EDUCATIVAS: destinadas a esclarecer não só aos clientes IPGLOBE, mas também ao público em geral O QUE É o SPAM e as formas de minimizar acusações de prática de SPAM.

2) TECNOLÓGICAS: consistentes do instrumental técnico colocado à disposição dos clientes IPGLOBE, não só para evitar o recebimento de SPAM (tais como filtros, apelido oculto; lista de e-mails bloqueados, confirmação de origem, etc. ) como também para evitar ser acusado da prática de SPAM (confirmação ativa de cadastro).

3) REPRESSIVAS: consistentes de disposições contratuais que autorizam a IPGLOBE a retirar do ar, sumariamente, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM assumido por ocasião da contratação dos serviços IPGLOBE.

Compromisso Anti-Spam

A IPGLOBE, em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, e seguindo o apelo de seus usuários, manifesta publicamente seu compromisso Anti-SPAM. Por ele a IPGLOBE, se compromete a dificultar, por todos os meios a seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus clientes a executem.

Em contrapartida, todo aquele que se torna um cliente da IPGLOBE aceita, integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço prestado pela IPGLOBE, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM EM QUALQUER DE SUAS MODALIDADES OU MANIFESTAÇÕES.

Sendo assim, todos os clientes da IPGLOBE se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.

CASO SEJA CONSTATADO O ENVIO DE SPAM POR ALGUM CLIENTE, SEU “SITE” SERÁ RETIRADO DO AR NOS TERMOS PREVISTOS NO CONTRATO RESPECTIVO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS MEDIDAS CABÍVEIS.

É vedado aos clientes IPGLOBE, o recebimento de mais de 20%(dez por cento) de e-mails bounced, salvo se outro limite houver sido expressamente estabelecido no contrato firmado com o cliente, hipótese em que prevalecerá o limite fixado contratualmente.

Entende-se por “e-mail bounced”, qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário.

Um dos erros mais comuns é caixa postal de destino inexistente.

Desta forma, caso o cliente IPGLOBE receba uma porcentagem de e-mails superior aos 20% acima especificados, se operará a presunção, pela IPGLOBE, da prática de SPAM pelo cliente.

O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da IPGLOBE é abuse@ipglobe.net.

ESTE É O COMPROMISSO ANTI SPAM DA IPGLOBE INTERNET E DE SEUS CLIENTES. CUMPRA-O E FAÇA COM QUE O MESMO SEJA CUMPRIDO EM PROL DE UMA INTERNET MELHOR.

Informações básicas sobre a caracterização da prática de spam

O que é o SPAM

De modo objetivo, SPAM, para efeito do presente compromisso pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.

O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.

É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.

Porque SPAM é problema

A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela.

Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.

Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.

Fontes complementares

SpamCop – Spam Reporting and Filtering Software – http://spamcop.net

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – http://antispam.br

Importante: Este processo não é uma garantia de que seu site não será acusado de SPAM, mas é uma forma de se proteger contra isso e de demonstrar boa-fé e transparência.


ATENÇÃO

Havendo denúncia de prática de SPAM por algum cliente da IPGLOBE, caso não seja hipótese de desativação imediata do serviço, a IPGLOBE se reserva o direito de aplicar filtros para conter o envio indiscriminado, também será exigido que o serviço acusado dessa prática utilize OBRIGATORIAMENTE o recurso técnico de “Confirmação Ativa de Cadastro”. Além disso, dependendo unicamente de análise subjetiva da IPGLOBE, o caso pode ser considerado grave e poderá ser imposta a inutilização da lista de e-mails usada pelo CLIENTE, a fim de garantir que o serviço não continue enviando e-mails potencialmente indesejados para determinados endereços.

A IPGLOBE não poderá ser responsabilizada pelas medidas adotadas para conter os envios denunciados, quando filtros forem aplicados, estes não serão considerados que o serviço não estará sendo prestado ao cliente uma vez que o filtro será a medida extrema para conter as reclamações anteriormente já informadas ao CLIENTE.